ESPAÑOL Bullet PORTUGUÊS Bullet NEDERLANDS Bullet ENGLISH

Áreas de Trabalho

O Centro de Estudos Estratégicos de Defesa desenvolve diversos estudos e pesquisas sobre temas ligados à defesa e segurança regional em contribuição ao assessoramento e toma de decisões do Conselho de Defesa Sul-Americano. A relevância destes estudos e pesquisas é que estes são o resultado do trabalho coletivo e da contribuição dos vários delegados nacionais, dinâmica que permite a integração de abordagens e perspectivas pluralistas e de abrangência regional.

Desde a sua criação, os Planos de Trabalho foram incorporando diferentes linhas de pesquisa. Até à data, o Centro tem duas principais áreas de estudo: a) Política de Defesa e b) Prospectiva e Estratégia, sob a qual há oito eixos de pesquisa que são divididos em linhas temáticas específicas.

Dentro da área de estudo de Política de Defesa encontramos como eixos de pesquisa os seguintes: 1) Medidas de Promoção da Confiança e Segurança; 2) Institucionalidade da Defesa da América do Sul; 3) Política de Gênero: a Mulher no âmbito da Defesa; 4) Inventário de exercícios militares com terceiros; 5) Estudo da participação da América do Sul em Operações de Manutenção e Consolidação da Paz e Ações Humanitárias das Nações Unidas; 6) Participação de civis no Sector da Defesa; e 7) Ciberdefesa.

Por sua parte, dentro dos eixos de investigação relativo as Medidas de Promoção da Confiança e Segurança, podem distinguir-se duas linhas específicas: o Registro Sul-Americano de Gastos em Defesa (RSGD) e o Registro Sul-Americano de Inventários Militares (RESIM). Da mesma forma, por exemplo, sob o eixo de Institucionalidade da Defesa, existem seis linhas: 1) Institucionalidade de Defesa na América do Sul; 2) Inventário Sul-Americano de acordos internacionais em defesa; 3) Interoperabilidade Militar Sul-Americana: identificação conceptual de critérios e parâmetros; 4) Estudo comparado dos códigos de disciplina e/ou sistemas de justiça militar; 5) Estudo comparado dos Sistemas Educativos de Defesa da América do Sul; e o 6) Glossário Regional de termos e conceitos na área da defesa.

No que diz respeito à área de Prospectiva e Estratégia, a mesma contém o eixo de pesquisa que aborda a questão da Defesa e Recursos Naturais, mais especificamente, a linha do "Estudo Prospectivo América do Sul 2025".

CONTATO

Telefone: +54 11 6091-2561

Email: secretaria.ceed@unasursg.org

Carlos Pellegrini 1285 - 2 Piso
Ciudad Autónoma de Buenos Aires
República Argentina

PORTFOLIO HIGHLIGHTS