ESPAÑOL Bullet PORTUGUÊS Bullet NEDERLANDS Bullet ENGLISH

Política de Gênero: a mulher no âmbito da defesa

Política de Gênero: a Mulher no Âmbito da Defesa, é outro dos eixos de pesquisa permanentes do Plano de Trabalho do Centro de Estudos Estratégicos de Defesa.

Inicialmente, este eixo de pesquisa foi limitado ao âmbito que efetivamente tem hoje. A fim de abordar de forma abrangente e sistêmica a realidade da mulher no campo da defesa, este estudo implicou a concepção, formulação e implementação de várias ferramentas metodológicas de exploração, reunião, processamento, sistematização e integração de informações, tanto quantitativas quanto qualitativas (por exemplo: matrizes quantitativas de coleta de dados, aplicação de questionários a um amplo universo feminino de alcance regional do setor defesa e militar).

Em relação ao universo de estudo abrangido, envolveu um grande número de pessoal feminino (oficiais, suboficiais, e pessoal em serviço militar obrigatório ou voluntário). No que se refere à sua dimensão metodológica qualitativa, o estudo visa reunir elementos cujas conceituação e mensuração são complexas, que normalmente são difíceis de conceituar e medir particularmente em relação a:

i) Aspectos legais do eventual impacto negativo sobre o ingresso e desenvolvimento da carreira profissional da mulher;

ii) A "cultura institucional" dentro das forças armadas;

iii) As experiências e percepções das mulheres na admissão às escolas e os institutos profissionais;

iv) O impacto das exigências da carreira militar sobre a família e os filhos;

v) As condições e o ambiente de trabalho;

vi) Os fatores que influenciam a permanência ou saída das mulheres nas forças armadas; e

vii) Um conjunto maior de aspectos que afetam a adaptação às exigências da profissão e relacionados à transferência, mudança de residência, maternidade, entre outros.

Uma característica central para a implementação da ferramenta metodológica qualitativa (questionário), tanto no que respeita a abrangência da amostragem (cerca de 10% do universo) quanto na promoção da participação genuína em torno de questões de natureza sensível, foi que a modalidade de implementação virtual, garantiu o anonimato e o sigilo da informação. Finalmente, a pesquisa será concluída com um estudo exploratório sobre quais são as percepções e opiniões dos militares do sexo masculino sobre a condição e as perspectivas da carreira profissional do pessoal militares feminino.

  • 1
  • 2
  • bootstrap carousel
  • 4
11 22 33 44

Guia Metodológica da Matriz Otimizada

Matriz Otimizada de Informação e análise da Mulher no sector da Defesa

CONTATO

Telefone: +54 11 6091-2561

Email: secretaria.ceed@unasursg.org

Carlos Pellegrini 1285 - 2 Piso
Ciudad Autónoma de Buenos Aires
República Argentina

PORTFOLIO HIGHLIGHTS