ESPAÑOL Bullet PORTUGUÊS Bullet NEDERLANDS Bullet ENGLISH

Conselho de Defesa Sul-Americano

O Conselho de Defesa Sul-Americano foi criado por decisão dos Chefas e Chefes de Estado e de Governo dos doze Estados da UNASUL, em 16 de dezembro de 2008, na cidade de Salvador de Bahia, Brasil, com base nos objetivos específicos previstos no Tratado Constitutivo da União, em particular o ponto s), artigo 3, que estabelece: "a troca de informações e experiências no âmbito da defesa". Assim, o Conselho de Defesa Sul-Americano é constituído como um órgão de consulta, cooperação e coordenação em matéria de defesa no nível sul-americano.

O Conselho de Defesa Sul-Americano é composto pelos Ministros da Defesa ou seus equivalentes, dos Estados-Membros da UNASUL e também tem uma Instância Executiva dirigida pelos vice-ministros e vice-ministras da Defesa ou seus equivalentes. Este Conselho, um dos doze conselhos setoriais da União, composto pelos Ministros da Defesa ou equivalente de cada um dos Estados-Membros, tem entre seus objetivos mais importantes:

a) Consolidar América do Sul como uma zona de paz, base para a estabilidade democrática e o desenvolvimento integral de nossos povos, e como contribuição para a paz mundial.

b) Construir uma identidade sul-americana em matéria de defesa, que leve em conta as características sub-regionais e nacionais e que contribua para o fortalecimento da unidade da América Latina e o Caribe.

c) Gerar consensos para fortalecer a cooperação regional em matéria de defesa.

Decisão para a criação do Conselho de Defesa Sul-Americano da UNASUL

Estatuto do Conselho de Defesa Sul-Americano.

CONTATO

Telefone: +54 11 6091-2561

Email: secretaria.ceed@unasursg.org

Carlos Pellegrini 1285 - 2 Piso
Ciudad Autónoma de Buenos Aires
República Argentina

PORTFOLIO HIGHLIGHTS